Publicado: 08/08/2019 Atualizado por última vez: 09/08/2019

Associativismo: bom para sua empresa, bom para toda a indústria

Publicado por

Beatriz Wagner da Rocha

Beatriz Wagner da Rocha

Conteúdo

Santa Catarina é a sétima economia do país e parte disso deve-se ao setor industrial, que representa mais de 5% do PIB da indústria nacional, segundo o Portal da Indústria.

O estado de Santa Catarina possui uma base econômica bastante diversificada, contemplando setores da pecuária, turismo e extrativismo. Um dos setores de mais importantes para a economia catarinense é o industrial, que representa a segunda maior participação no PIB do estado e, no âmbito nacional, é o setor com o maior número de trabalhadores.


Composto em sua maioria por micro e pequenas indústrias (97,9% dos estabelecimentos desse setor no estado possuem até 99 funcionários), o parque industrial catarinense é bastante diversificado, agregando setores tradicionais, como o agroalimentar e o têxtil, a empreendimentos com maior valor agregado, como de energia e indústrias emergentes.


Entendendo o importante papel que a indústria tem para a economia de Santa Catarina, é necessário que ela encontre um ambiente favorável para seu crescimento e consolidação. Este fortalecimento é o que chamamos de associativismo – que é uma das bases do trabalho do CIESC.


A importância do associativismo


Como dito anteriormente, o associativismo tem como intenção fortalecer e fomentar o crescimento do grupo que participa deste tipo de iniciativa, que no nosso caso, é a indústria catarinense. Mas de que forma esse associativismo acontece? E por que ele é importante?


O associativismo promovido pelo CIESC atua na coordenação e defesa dos interesses de seus associados, em articulação com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Com a integração ao CIESC, o associado passa a fazer parte de uma rede de relacionamentos com importante poder de negociação, o que permite que a entidade possa oferecer às indústrias do estado serviços e produtos que podem torná-la cada vez mais competitiva no mercado.


O CIESC atua diretamente com o setor industrial, servindo como um agente de difusão de informações, produtos e serviços para os mais diversos segmentos do mercado. Através do associativismo, o CIESC busca melhorar as condições para a competitividade das indústrias através de iniciativas como a proposição de medidas judiciais de natureza coletiva, a defesa de interesses junto a órgãos e entidades nas esferas municipal, estadual e federal e o acesso a produtos e serviços com condições vantajosas, além de uma rede credenciada de parceiros de vários segmentos.

 

Ao se tornar um associado do CIESC, a empresa passa a ter acesso às inúmeras vantagens ofertadas pelo sistema. Faça parte do movimento associativista das indústrias de Santa Catarina!


Sobre o CIESC


O Centro das Indústrias do Estado de Santa Catarina – CIESC, fundado em julho de 1970, foi constituído como uma associação sem fins econômicos. É uma entidade empresarial representativa no Estado, que congrega o espírito e objetivo associativo, visando fortalecer a indústria catarinense por meio da defesa de interesses do setor.